DICAS DE COMO CUIDAR DO SEU FILHOTE

Nós, do Canil Sanpaolo, liberamos os filhotes para o seu novo lar somente depois de completar 45 dias de vida, e depois da primeira dose de vacina.

Isto é necessário porque, como qualquer mamífero, os filhotes necessitam do leite materno. Para os cães o período de amamentação dura em torno de 30 dias, a partir daí começa o desmame, e inicia a fase de transição para a sua nova alimentação, a ração.

Antes de receber seu novo amigo em casa, vamos falar um pouco sobre o ambiente adequado, alimentação, dentição, higiene e vacinação, para que seu cãozinho tenha uma ótima qualidade de vida. Seguindo algumas regrinhas fáceis, você estará apto a recebê-lo.

AMBIENTE

A primeira coisa que você deve fazer é preparar o ambiente. Uma cama e um cobertor colocados acima do nível do chão, e longe de correntes de ar é o suficiente para o seu filhote.

Ele deve ter suas próprias vasilhas de ração e água. Elas devem ter o tamanho ideal para que ele possa comer e beber confortavelmente.

ALIMENTAÇÃO

Existem vários tipos de ração (secas, semiúmidas ou úmidas), sabores e marcas no mercado. Na hora da compra do filhote, é importante saber qual ração o criador está dando a ele. É importante saber que se for mudar a ração, o processo deve ser gradativo. Nos primeiros dias deve-se colocar 80% da ração que o criador está dando ao filhote, e de 20% da nova ração.  Este processo tem que prosseguir até que ele esteja comendo somente a nova ração. A substituição gradual é importante, pois evita que o filhote tenha uma diarreia, ou não se adapte a nova ração. Os fabricantes de ração, na própria embalagem do produto, fazem a recomendação da quantidade ideal, e também colocam uma tabela para auxiliar na transição das rações.

Mesmo que o filhote rejeite a ração, insista. Não ofereça outro tipo de alimento, isso só vai dificultar sua adaptação e mal acostuma-lo. Misture ração úmida com a ração seca para torná-la mais atrativa.

Os filhotes, quando pequenos, comem de 3 a 4 vezes ao dia. À medida que eles vão crescendo, reduza o número de refeições diárias gradativamente. O adulto, a partir de 1 ano, come 2 vezes ao dia. É recomendada a ração de filhote para cães de até 1 ano de idade. Após esse período, ofereça a ração de adulto. A alimentação em excesso e inadequada causará inúmeros problemas de saúde ao animal. Neste caso, siga as orientações do fabricante da ração quanto à quantidade a ser oferecida.

Dentição

A troca de dentes se inicia a partir dos 3 meses de idade e termina aos 6 meses (em média). O cão tem grande tendência a formar tártaro, o que provoca o mau-hálito e a perda precoce dos dentes permanentes.

Todos os filhotes gostam de mastigar. Este é um comportamento normal e importante que auxilia no processo de dentição. Incentive-o, comprando mordedores, brinquedos ou ossinhos vendidos em pet shop.

Higiene

A escovação do pelo do cão pode ser feita de 2 a três vezes por semana, para a retirada de pelos mortos e poeira, e verificar a presença de parasitas.

O primeiro cio das fêmeas acontece entre 8 meses a 1 ano de idade, variando de acordo com a raça e o tamanho do cão. O cio dura em media 15 dias e é acompanhado de um sangramento e aumento da região genital. Algumas fêmeas não apresentam sangramento (“cio seco”). A cadela, quando castrada não tem mais cios. O macho não tem cio e a partir de 1 ano já está pronto para a reprodução.

Vacinas

Os cães devem ser imunizados antes de começarem a frequentar as ruas. As vacinas múltipla (V8 ou V10) e antirrábica são obrigatórias. Na tabela abaixo segue o calendário de vacinação e vermifugação da qual o Canil Sanpaolo segue:

30 dias 1ª dose de vermífugo e Vacina Puppy
45 dias 2ª dose de vermífugo e 1ª dose da V8
De 21 a 30 dias da 1ª dose da V8 2ª dose da V8
De 21 a 30 dias da 2ª dose da V8 3ª dose da V8
A partir de 4 meses de idade Antirrábica

 

Consulte um veterinário para ele que possa definir melhor o calendário para cada cãozinho.

Lembre-se que todos os cães devem receber os reforços anuais de vacinas!