Buldogue Francês

França canil-sanpaolo-bandeira-da-franca
Cães de Companhia
Cão de Guarda e Companhia
28-33 cm
11-13 kg
Acima de 10 anos
Sociável, Alegre, Afetuoso

A verdadeira origem do Buldogue Francês permanece incerta. Segundo a maioria dos cinólogos franceses, esta seria uma raça de fato originária da França, obtida através de cruzamentos, empregando cães de uma variedade pouco conhecida, porém frequente nos subúrbios parisienses, e reprodutores importados da Bélgica. Através de uma cuidadosa seleção, teriam sido obtidos com o passar do tempo exemplares que permitiram fixar o inicio da raça.

No entanto, de acordo com vários autores ingleses, o Buldogue Francês descenderia do Buldogue, a típica raça britânica. Os defensores dessa hipótese sustentam que a raça teria vindo dos menores exemplares das ninhadas do Buldogue. Esses cães, que reuniam todas as características que se enquadravam perfeitamente ao padrão do Buldogue, porém, com dimensões reduzidas. Esses pequenos cães, exportados principalmente à Normandia, teriam sido cruzados com cães terriers, a fim de se obter um cachorro de trabalho que tivesse a capacidade de caçar roedores.

O Buldogue Francês é um cão inteligente, brincalhão e extrovertido. Bem comportado e de fácil adaptação, ele é vivaz, conhecido por sua característica alegre e mostra-se muito sociável com seus familiares. Ele é muito apreciado como cão de companhia, pois além da afetuosidade e da natureza doce e companheira, é conhecido por latir muito pouco. É carinhoso, especialmente paciente e tolerante com as crianças, e desde que acostumado enquanto filhote, pode conviver bem com outros cães e demais animais de estimação.

Por ser um cão de nariz achatado, é necessário cuidado especial, principalmente em dias quentes e secos, ou ainda durante as brincadeiras ou qualquer tipo de exercício físico. Não é uma raça que exige muita atividade física, mas como qualquer cachorro precisa exercitar-se regularmente, mesmo que seja através de passeios diários de coleira.

O Buldogue Francês é um típico cão molosso de pequeno porte. É um cachorro muito forte para o seu pequeno tamanho, possui proporções compactas e pelagem macia. A aparência da raça é a de um animal ativo e inteligente, musculoso e com sólida estrutura óssea.

O Buldogue Francês apresenta uma linda pelagem, moderadamente fina, brilhante, rasa, cerrada e macia. De acordo com o padrão oficial da raça, as cores aceitas são duas: o fulvo, tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes; e o fulvo uniformemente colorido, tigrado ou não, com manchas limitadas.

Clique aqui para obter maiores informações sobre o padrão oficial do Buldogue Francês

 

Referência:

CBKC – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. Padrão Oficial da Raça: Buldogue Francês. Disponível em: www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/buldoguefr.pdf. Data de acesso: 19 de out.2014

NOSSO PLANTEL

MATRIZES

Dados Claire

Dados Cate

PADREADORES

Dados Xamã

Dados Kamarade